O ator americano John Cena pediu desculpas por ter se referido a Taiwan como país
O ator americano John Cena pediu desculpas por ter se referido a Taiwan como país| Foto: Divulgação/Gage Skidmore

O ator americano John Cena, que faz parte do elenco de Velozes e Furiosos 9, pediu desculpas aos seus fãs chineses nesta segunda-feira (24), depois de ter se referido a Taiwan como um país durante uma entrevista que concedeu à emissora taiwanesa TVBS para divulgar o novo filme da franquia. Em uma mensagem aos fãs em seu perfil na rede social chinesa Weibo, onde tem mais de 600 mil seguidores, Cena disse que cometeu um erro durante a entrevista.

"Amo e respeito a China e os chineses. Lamento muito, muito mesmo, o meu erro. Peço desculpas, peço desculpas, sinto muito. Você deve entender que eu realmente amo, realmente respeito a China e o povo chinês. Me desculpe", disse em mandarim. Para a China, Taiwan é uma província rebelde, não uma nação independente. Por causa desse atrito, a maioria dos países do mundo não tem uma relação diplomática oficial com Taiwan.

O pedido de desculpas do ator americano ocorre em um momento em que algumas grandes companhias americanas, inclusive na área do cinema, estão tentando evitar ao máximo declarações que possam gerar uma reação negativa no público chinês ou algum atrito com o governo chinês. Em 2019, a China chegou a suspender negócios com a NBA (Associação Nacional de Basquete dos EUA), depois que o executivo da liga desencadeou um incidente internacional ao demonstrar apoio aos manifestantes pró-democracia em Hong Kong.