O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio de Miraflores, Caracas, 8 de novembro de 2019
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio de Miraflores, Caracas, 8 de novembro de 2019| Foto: Palácio de Miraflores / AFP

Um avião privado de origem turca transportou na tarde desta segunda-feira (9) passageiros da Venezuela para Buenos Aires, Argentina, um dia antes da posse do presidente eleito Alberto Fernández no país. Segundo o Infobae, cinco executivos do Palácio de Miraflores (a sede do governo venezuelano) estariam na comitiva, mas seus nomes não foram divulgados. O avião seria um Dessault Falcon 900LX.

Segundo o site de notícias, como a identificação dos passageiros do voo é confidencial, não está claro se o ditador Nicolás Maduro estava entre os ocupantes do voo. Entre os passageiros, estaria um dos irmãos Rodríguez - ou Delcy Rodríguez, atual vice de Maduro, ou Jorge Jesús, ministro da Comunicação.

Na semana passada, os países do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar), aprovaram sanções contra 29 integrantes do regime chavista, que ficaram proibidas de entrar e transitar nos países da aliança. A lista inclui Delcy e Jorge Rodríguez.