Rua de Teerã, capital do Irã, 20 de abril. Barcos da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã cercaram dois navios da Guarda Costeira dos EUA no Golfo Pérsico no início do mês, disseram autoridades americanas
Rua de Teerã, capital do Irã, 20 de abril. Barcos da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã cercaram dois navios da Guarda Costeira dos EUA no Golfo Pérsico no início do mês, disseram autoridades americanas| Foto: ATTA KENARE / AFP

Um grupo de barcos do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã cercou dois navios da Guarda Costeira dos Estados Unidos no Golfo Pérsico em 2 de abril, segundo oficiais da Marinha americana. É a primeira vez em um ano que ocorre um incidente como esse.

Segundo as autoridades dos EUA, três barcos de ataque rápido e outro conhecido como Harth 55 cercaram os dois navios da Guarda Costeira americana que patrulhavam águas internacionais na porção sul do Golfo Pérsico.

O barco maior cruzou repetidamente na frente da proa dos dois navios dos EUA, o Monomoy e o Wrangell, chegando a cerca de 70 metros de distância, disseram as autoridades. Isso forçou o Wrangell a fazer manobras defensivas para evitar a colisão, segundo os oficiais da Marinha. O incidente ocorreu em um momento no qual os EUA e o Irã retomaram as negociações para a renovação do acordo nuclear de 2015. As conversas começaram no início deste mês em Viena.