Al-Assad foi recebido com honras militares e protagonizou um cerimonioso desfilando através de orquestras e armas.
Al-Assad foi recebido com honras militares e protagonizou um cerimonioso desfilando através de orquestras e armas.| Foto: Governo da Síria/Twitter

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, tomou posse neste sábado (17) para o quarto mandato consecutivo de sete anos cada, depois de ter conquistado ampla vitória em eleições polêmicas em 26 de maio. "Com base nos artigos 7 e 90 da Constituição da República Árabe Síria, tenho a honra de convidar o presidente Bashar al-Assad a fazer seu juramento constitucional", anunciou o orador parlamentar do palácio de Damasco, Hamuda al-Sabag.

Al-Assad foi recebido com honras militares e protagonizou um cerimonioso desfilando através de orquestras e armas. Depois, se encaminho para o salão onde centenas de membros de seu governo, parlamentares, representantes da sociedade civil e altos comandantes militares o esperavam.

Bashar al-Assad tomou posse em 2000, depois da morte do pai, Hafez Al-Assad, e, de acordo com a constituição atual, terá que deixar a Presidência ao final do atual mandato, em 2028. Ele obteve 95,1% dos votos no final de maio, em uma eleição fortemente criticada pela oposição e por grande parte da comunidade internacional.