basílica de são pedro
Papa Francisco celebra uma missa particular na Basílica de São Pedro em 18 de maio| Foto: Divulgação/Imprensa Vaticano/AFP

A Basílica de São Pedro está aberta ao público novamente, depois de passar mais de dois meses fechada por causa da pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (18), o papa Francisco celebrou uma missa no local para cerca de 30 pessoas, em comemoração ao centésimo aniversário de João Paulo II. Depois, a igreja foi reaberta para visitação.

De acordo com a agência de notícias Ansa, as pessoas que participaram da missa celebrada por Francisco já faziam parte do cotidiano do pontífice e todos estavam respeitando o distanciamento social. Enquanto isso, do lado de fora da Basílica de São Pedro, uma fila de fiéis aguardava para entrar na igreja.

Ao retomar as atividades na Itália, a Igreja Católica está adotando regras sanitárias para prevenir a disseminação do coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, verificação da temperatura corporal dos fiéis, distanciamento social de 2 metros e instalação de pontos para higienização das mãos nas igrejas.