O candidato presidencial democrata Joe Biden fala a repórteres pouco antes de partir do Aeroporto New Castle em Delaware em 13 de outubro de 2020.
O candidato presidencial democrata Joe Biden fala a repórteres pouco antes de partir do Aeroporto New Castle em Delaware em 13 de outubro de 2020.| Foto: JIM WATSON / AFP

Joe Biden, candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, foi questionado novamente neste sábado (10) se os democratas pretendem aumentar o número de juízes da Suprema Corte americana, caso ele se eleja. Ação que os americanos chamam de packing [empacotar]. E afirmou que a indicação de Amy Barrett por Trump é inconstitucional.

“Olha, o único empacotamento do tribunal está acontecendo agora. Está acontecendo com os republicanos enchendo o tribunal agora”, respondeu Biden aos repórteres pouco antes de partir para Erie na Pensilvânia. E ainda afirmou: “não é constitucional o que eles estão fazendo”.

Especialistas em Direito americano ouvidos pela CNN, afirmaram que a declaração de inconstitucionalidade de Biden não é verdadeira: “O Artigo II, seção 2 da Constituição afirma que o Presidente ‘com o Conselho e Consentimento do Senado, nomeará ... Juízes da Suprema Corte. (...) Isso é tudo que a Constituição diz sobre o assunto, e nenhum precedente adicionou quaisquer requisitos extras a isso”, disse Eugene Volokh, professor da Escola de Direito da UCLA.

Caso a nominação de Amy Barrett para a Suprema Corte venha a se confirmar no Senado, republicanos teriam maioria esmagadora na instância máxima do Judiciário americano (6-3). Republicanos acusam os democratas de querer “empacotar” o Judiciário para “reequilibrar” as forças ou mesmo ganhar novamente o controle da corte.