debate trump biden
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o candidato democrata Joe Biden participam do primeiro debate presidencial antes das eleições de 3 de novembro| Foto: Olivier DOULIERY/POOL/AFP

Ao comentar sobre a violência vista em vários protestos antirracismo nos EUA desde a morte do afroamericano George Floyd por um policial branco, o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o movimento Antifa é "uma ideia, não uma organização". O comentário foi feito durante o primeiro debate presidencial antes das eleições de 3 de novembro, na noite desta terça-feira (29).

Antes, o adversário Donald Trump havia comentado que o movimento antifascista e os anarquistas da extrema-esquerda são mais perigosos do que os supremacistas brancos e milícias. "Alguém tem que fazer algo sobre a Antifa e a esquerda porque isso não é um problema da direita", disse Trump. Biden então respondeu que o próprio diretor do FBI, Chris Wray, "disse que a ameaça vem de supremacistas brancos". "Antifa é uma ideia, não uma organização, não é milícia, foi o que seu diretor do FBI disse".

No início do mês, Wray havia dito a legisladores que a Antifa é uma ideologia ou um movimento, não uma organização, ao referir-se à intenção do governo Trump de classificá-la como um grupo terrorista. Porém, o diretor do FBI disse também que os ativistas eram uma preocupação séria, que a Antifa é uma “coisa real” e que a polícia federal havia realizado "investigações devidamente fundamentadas sobre o que descreveríamos como extremismo violento", incluindo de indivíduos que se identificam com a Antifa.