vacinação bolivia
Um jovem boliviano tira uma “selfie” quando um oficial de saúde lhe aplica uma dose da vacina contra Covid-19| Foto: Martin Alipaz/Agência EFE/Gazeta do Povo

A Bolívia cancelou o contrato de compra de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca devido ao não cumprimento de prazos por parte do Instituto Serum, que produz os imunizantes na Índia, informou nesta segunda-feira (5) o vice-ministro de Comércio Exterior e Integração do país sul-americano, Benjamin Blanco.

"O laboratório não conseguiu entregar por uma questão de força maior, que é o fato de o governo da Índia os ter proibido de fazer exportações. Com isso, não corresponde mais a fazer nada com este contrato. Simplesmente a violação foi feita por eles", declarou Blanco em entrevista coletiva.

Em meados de janeiro, o governo boliviano havia assinado um contrato para o fornecimento de 5 milhões de vacinas desenvolvidas pela Oxford e pela AstraZeneca, e em março recebeu 228 mil doses através do mecanismo Covax. Era o primeiro lote de três, e o segundo deveria ter sido entregue em abril. O chefe nacional do Programa Ampliado de Imunização, Max Enríquez, disse que graças à doação de 150 mil vacinas pelo governo do México será possível cobrir as segundas doses de AstraZeneca e que nos próximos dias também receberá mais desses imunizantes. Em meio a esses problemas, foi acertada a compra de doses junto à Sinopharm.

De acordo com a plataforma Our World in Data, 16% da população boliviana recebeu a primeira dose, enquanto 6% tomou também a segunda dose.