evo morales
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, em entrevista coletiva, após o encerramento das eleições presidenciais bolivianas, em Buenos Aires, Argentina, onde está refugiado.| Foto: ALEJANDRO PAGNI/AFP

O Tribunal Departamental de Justiça (TDJ) de La Paz acatou recurso apresentado pela defesa de Evo Morales e anunciou, por meio de seu presidente, Jorge Quino, nesta segunda-feira (26), a anulação da denúncia e da ordem de prisão contra o ex-presidente da Bolívia. Morales, que foi acusado dos crimes de terrorismo e sedição (ato de “rebeldia” contra o Estado), encontra-se exilado na Argentina atualmente. Após seu afilhado político, Luis Arce, ter sido eleito presidente do país, porém, o socialista disse que seu retorno à Bolívia é "questão de tempo".

De acordo com o magistrado, a decisão foi tomada porque o direito à defesa de Evo foi desrespeitado. O ex-mandatário deveria se apresentar em uma audiência em La Paz nesta terça-feira (27), mas alega não ter recebido nenhuma notificação até o momento. “O ex-presidente foi intimado por decreto [quando não se sabe a localização do acusado] quando, na verdade, os promotores e até a imprensa sabiam que ele já morava na Argentina”, afirmou Quino em entrevista à televisão boliviana.