Equipes de resgate ainda trabalham na remoção dos destroços.
Equipes de resgate ainda trabalham na remoção dos destroços.| Foto: Reprodução Twitter

Um ataque com um míssil russo ocorrido na terça-feira (31) atingiu o prédio da administração regional da cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, e deixou ao menos 20 mortos. Equipes de resgate ainda trabalham na remoção dos destroços. Mykolaiv dá acesso ao Mar Negro e fica a meio caminho entre a cidade portuária de Odessa e Kherson.

"O ataque ocorreu dez minutos antes do início do dia e a maioria das pessoas já estava em seus locais de trabalho. Eram civis da administração e também havia alguns guardas, mas não militares, eram policiais que trabalhavam no prédio", disse o porta-voz do exército ucraniano Dimitri Pletenchuk em Mykolaiv.

As ruas de Mykolaiv estão praticamente vazias e poucos cidadãos decidiram ficar diante da ameaça de ataques russos, cujas tropas estão a cerca de estão a cerca de 40 km de distância entre Mykolaiv e Kherson, última cidade ocupada pelos russos em seu avanço de Donbass para o oeste do país. Antes da guerra, meio milhão de pessoas viviam na cidade.

Embora tenha sido bombardeada várias vezes desde o início da guerra em 24 de fevereiro, a cidade tem resistido à pressão russa por semanas, impedindo que consigam cruzar o rio Dnipro. A foz deste rio, que atravessa a Ucrânia de norte a sul passando por Kiev e divide o país em dois, fica por sua vez a cerca de 130 quilômetros de Odessa, cidade de um milhão de habitantes de caráter estratégico por abrigar o maior porto do país.