A primeira-drama da França, Brigitte Macron, em foto de 5 de outubro de 2020.
A primeira-drama da França, Brigitte Macron, em foto de 5 de outubro de 2020.| Foto: AFP

A primeira-dama francesa, Brigitte Macron, anunciou nesta segunda-feira (19) que entrou em isolamento por ter tido contato com uma pessoa que acabou de ser diagnosticada com o novo coronavírus. Brigitte tem 67 anos e aguarda o resultado dos exames. Apesar de não apresentar sintomas, ela vai seguir o protocolo do governo da França para casos do gênero.

Na quinta-feira (21), Brigitte, que é educadora por formação, deveria participar de uma homenagem a Samuel Paty, o professor da História decapitado na semana passada após mostrar caricaturas de Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão. Por conta dos protocolos, entretanto, ela não poderá comparecer ao evento.

Desde o início da pandemia, a França já registrou 910 mil casos e 33,6 mil mortes por coronavírus. Na semana passada, o país declarou emergência sanitária a fim de conter um novo avanço da doença. A medida dá maior poder ao governo para impor restrições que busquem conter a disseminação de Covid-19, já tinha sido imposto no país em março, quando o governo adotou normas rígidas de confinamento, e foi estendido até 10 de julho.