Champlain Towers
Membros das equipes de resgate trabalhando nos destroços do condomínio Champlain Towers South, um dia após a demolição, em Surfside, Flórida, EUA, 5 de julho de 2021| Foto: CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH/Agência EFE/Gazeta do Povo

"Não há mais chance de vida", disseram nesta quarta-feira os socorristas que desde 23 de junho estavam procurando sobreviventes nos escombros do Champlain Towers South, o prédio residencial que colapsou em Surfisde Beach, na Flórida. A partir desta quinta-feira (8) os esforços serão voltados a encontrar os corpos das vítimas. Oitenta e seis pessoas que poderiam estar no edifício no momento do incidente ainda não foram encontradas.

"Neste momento, nós realmente exaurimos todas as opções disponíveis para a missão de busca e resgate", disse a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, em entrevista coletiva. "Todos nós pedimos a Deus por um milagre, então a decisão de fazer a transição do resgate para a recuperação [de corpos] é extremamente difícil", completou.

Isso significa que as equipes de busca vão parar de usar cães de resgate e aparelhos de escuta. O chefe dos bombeiros de Miami-Dade, Alan Cominsky, disse esperar que a operação leve mais algumas semanas. Até o momento, foram recuperados os corpos de 54 vítimas. No domingo (4), as autoridades realizaram uma demolição controlada da parte do prédio que havia ficado em pé, por temerem que a estrutura não suportaria os fortes ventos e chuvas da tempestade Elsa, que atingiu a região um dia depois.