Caças holandeses interceptam aviões russos perto da Polônia
Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou trégua de 36 horas devido ao Natal, comemorado pelos ortodoxos em 7 de janeiro| Foto: EFE/EPA/MIKHAEL KLIMENTYEV/SPUTNIK/KREMLIN

Dois caças F-35 holandeses interceptaram três aviões russos perto da Polônia e os escoltaram até deixarem o espaço aéreo do país, informou nesta terça-feira (14) o Ministério da Defesa da Holanda.

A ação foi feita após alerta polonês e teve como objetivo identificar e escoltar as aeronaves, que haviam se aproximado da área sob responsabilidade da OTAN perto de Kalingrado, território entre a Polônia e a Lituânia.

"Após a identificação, foram revelados três aviões: um russo IL-20M Coot-A acompanhado por dois SU-27 Flanker. Os F-35 holandeses escoltaram a formação (russa) à distância e entregaram a escolta aos parceiros da Otan", explicou o Ministério da Defesa holandês.

Atualmente oito F-35 holandeses estão na Polônia, sendo quatro disponíveis na Base Aérea de Malbork, para a vigilância do espaço aéreo da Otan no Leste Europeu.