Os restos do carro em que estavam a candidata Karina Garcia e cinco outras pessoas que foram mortas em área rural de Suárez, na Colômbia, 2 de setembro de 2019
Os restos do carro em que estavam a candidata Karina Garcia e cinco outras pessoas que foram mortas em área rural de Suárez, na Colômbia, 2 de setembro de 2019| Foto: Luis ROBAYO / AFP

A política Karina García, candidata a prefeita do município de Suárez, na Colômbia, e outras cinco pessoas de sua comitiva foram assassinadas no domingo (1º) à noite. O carro blindado que transportava o grupo foi interceptado por oito homens armados que fizeram disparos de fuzil, lançaram granadas e depois queimaram o veículo, no departamento de Cauca, oeste da Colômbia. Entre os mortos estão a mãe de Karina e quatro líderes sociais da região.

Karina, que tinha 31 anos, contava com esquema de segurança após receber ameaças. Ela começou a se preocupar quando cartazes da sua campanha apareceram pintados de preto. "Peço aos seguidores e aos demais candidatos que não continuem fazendo comentários irresponsáveis sobre a minha candidatura. Por Deus, não sejam irresponsáveis! Isso pode ter consequências para mim, inclusive fatais", alertou García em vídeo divulgado 15 dias atrás. Segundo a BBC, a candidata denunciou que começaram a aparecer notícias falsas dizendo que se ela chegasse à prefeitura, iria levar paramilitares para tirar a terra das pessoas.

A Missão de Observação Eleitoral da Colômbia afirmou nesta segunda-feira que, desde que as candidaturas para as eleições departamentais e municipais foram apresentadas, cinco candidatos já foram assassinados, segundo a BBC. As eleições serão em outubro.