O então conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, responde perguntas de jornalistas em Minsk, Belarus, 29 de agosto de 2019
O então conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, responde perguntas de jornalistas em Minsk, Belarus, 29 de agosto de 2019| Foto: Sergei GAPON / AFP

A Casa Branca informou ao ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton que o manuscrito de seu livro parecia conter "quantidades significativas de informações confidenciais" e por isso não autorizaria sua publicação em sua forma atual.

A carta do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca para o advogado de Bolton, Charles Cooper, citada pela agência Reuters, afirma que o manuscrito continha material considerado "MUITO SECRETO". "De acordo com a lei federal e os acordos de confidencialidade que seu cliente assinou como condição para obter acesso a informações confidenciais, o manuscrito não pode ser publicado ou divulgado sem a exclusão dessas informações sigilosas", diz a carta.

Em seu novo livro, Bolton afirma que o presidente americano Donald Trump disse a ele que a ajuda militar de US$ 391 milhões à Ucrânia estaria condicionada ao compromisso do país europeu em investigar seu adversário político Joe Biden. A informação foi obtida pelo New York Times a partir de manuscritos do livro do ex-conselheiro de segurança. A revelação prejudica a defesa de Trump no processo de impeachment contra o presidente que acontece no Senado.