china eua
Trump e Xi Jinping, presidentes de EUA e China, respectivamente, durante encontro de líderes em Pequim| Foto: NICOLAS ASFOURI/ AFP

A China anunciou nesta segunda-feira (13) que impôs sanções contra autoridades dos Estados Unidos, inclusive contra os senadores republicanos Marco Rubio e Ted Cruz, proeminentes críticos do Partido Comunista da China. A medida é uma retaliação às sanções americanas ao país por causa da política de repressão do governo chinês ao povo uigur.

"As ações dos EUA interferem seriamente nos assuntos internos da China, violam seriamente as normas básicas das relações internacionais e prejudicam seriamente as relações sino-americanas", disse a porta-voz do ministério de Relações Internacionais da China Hua Chunying. "A China dará mais respostas com base em como a situação se desenvolve", acrescentou.

Na quinta-feira passada, os EUA impuseram sanções a várias autoridades do governo chinês responsáveis pela região de Xinjiang, que "se acredita serem responsáveis ​​por, ou cúmplices, pela detenção ou abuso injusto de uigures, cazaques étnicos e membros de outros grupos minoritários em Xinjiang".