Gabriel Boric, presidente eleito do Chile
Gabriel Boric, presidente eleito do Chile| Foto: Alberto Valdes/EFE

O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, comentou nesta sexta-feira (24) declarações críticas feitas pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) e por seu filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), à sua eleição. “Claramente somos muito diferentes”, disse o ex-líder estudantil, segundo o jornal chileno La Tercera. Boric foi eleito no último domingo (19) após derrotar o candidato de direita, Antonio Kast.

Segundo a publicação, o presidente brasileiro foi o último entre os latino-americanos a parabenizar Boric pela vitória no pleito. Na quinta (23), Bolsonaro disse em tom contrariado, que “praticamente metade da população [chilena] se absteve e, com a outra metade que foi votar, deu 55% para o tal Boric e 45% para o Kast”. Já Eduardo disse no Twitter que as intenções de Boric são muito parecidas com o que prometiam Hugo Chávez e Nicolás Maduro na Venezuela.

“Não havia visto, vamos analisar depois. Não vou fazer declarações destemperadas. Creio que em políticas públicas de estado há que ser um pouquinho mais cuidadoso”, respondeu o presidente eleito chileno, ao ser questionado sobre as declarações após tomar a dose de reforço contra a Covid-19.