Manifestações no Líbano
Manifestantes libaneses agitam a bandeira nacional durante um protesto contra as condições econômicas adversas no centro de Beirute.| Foto: IBRAHIM AMRO/AFP

Manifestantes protestam contra o governo pelo segundo dia consecutivo em Beirute, capital do Líbano, nesta sexta-feira (18). Assim como ocorreu no Brasil, quando o aumento de R$ 0,20 nas passagens, em 2013, causou indignação nacional, algo parecido está acontecendo no país.

Ontem à noite eles se reuniram na frente da sede do governo para forçar as autoridades a desistir de um plano de cobrança de uma taxa de 20 centavos de libra sobre as chamadas de voz do WhatsApp, equivalente a R$ 0,83. Essa e outras medidas do governo geraram protestos violentos.

Ainda não foram divulgados os números, mas os veículos que cobrem o levante dizem que são milhares de manifestantes. De acordo com informações da rede de TV Al Jazeera, a polícia teve que utilizar gás lacrimogênio para conter algumas pessoas e as escolas foram fechadas por ordem do governo. Nesta manhã, houve bloqueios de estradas e milhares se reuniram na praça Riad al-Soih, no centro da capital.