O estado de Nova York, EUA, suspendeu restrições contra Covid-19, com algumas exceções
O estado de Nova York, EUA, suspendeu restrições contra Covid-19, com algumas exceções| Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE

O estado de Nova York, nos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira o fim das restrições impostas para evitar a propagação da Covid-19, com exceções a creches, hospitais e meios de transporte, coincidindo com o momento em que 70% dos adultos já receberam ao menos uma dose de vacina.

"Alcançamos 70% de vacinação. É a meta nacional, e a alcançamos antes do previsto. Ter 70% significa que agora podemos voltar à vida como conhecíamos", comentou o governador, Andrew Cuomo. Em discurso, Cuomo anunciou que as imposições estaduais "que provaram ser corretas" deixarão de vigorar "a partir de hoje, com efeito imediato". No entanto, advertiu que as restrições impostas em nível federal pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) continuam vigentes.

Cuomo enfatizou que não há mais restrições em espaços públicos, comerciais, esportivos, recreativos e no varejo. "Os negócios podem abrir porque as ordens estaduais já não estão em vigor, nem as restrições de capacidade, medições de temperatura e os protocolos extraordinários de limpeza e desinfecção são necessários para continuar", acrescentou.

O governador observou que, para celebrar este momento e honrar os trabalhadores da linha da frente, serão lançados fogos de artifício nesta noite em vários lugares em todo o estado. Cuomo também anunciou que a taxa de positividade de Covid-19 caiu para 0,4%, a mais baixa do país, e a comparou com a da primavera passada, quando Nova York se tornou o epicentro global da pandemia.