mortes coronavirus
Policiais estão do lado de fora do shopping Palacio de Hielo (Palácio de Gelo), onde uma pista de gelo foi transformada em necrotério temporário, em Madri| Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

A Espanha voltou a registrar um número recorde de mortes diárias por coronavírus nesta quarta-feira (1º). Nas últimas 24 horas a Covid-19 fez 864 vítimas no país ibérico, que atingiu a marca de 9.053 mortos, o que o coloca atrás apenas da Itália. De acordo com o ministério da Saúde local, mais de 100 mil casos já foram notificados em território espanhol desde o começo da pandemia.

O recorde diário de mortes pela doença vem sendo batido dia a dia na Espanha. Porém, em termos percentuais, que as autoridades espanholas estabelecem como um indicador de que a epidemia se estabiliza, o crescimento da mortalidade mantém sua paulatina desaceleração. Nas últimas 24 horas, alcançou 10,6%, contra os 27% registrados há uma semana. Os casos notificados também mostraram uma desaceleração em termos percentuais, subindo 8,2% por dia, contra os 20% de uma semana atrás.