armênia
Tropas mantêm posições na linha de frente durante os combates contra as forças azerbaijanas na região separatista de Nagorno-Karabakh| Foto: ARIS MESSINIS / AFP

A disputa pela região de Nagorno-Karabakh continuou neste domingo (25), mas Armênia e Azerbaijão reiteraram seu compromisso para uma resolução pacífica do conflito que já dura décadas e concordaram com uma terceira tentativa de estabelecer um cessar-fogo após quatro semanas de hostilidades. Mais de mil pessoas, inclusive civis, já morreram no conflito em 2020.

O acordo foi anunciado em comunicado conjunto dos governos de Estados Unidos, Armênia e Azerbaijão. Duas tentativas anteriores intermediadas pela Rússia, incluindo uma no fim de semana passado, se desgastaram imediatamente após começarem, com os dois lados se acusando de violações.

O Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou pelo Twitter neste domingo que os EUA facilitaram uma "negociação intensa" e que os ministros das relações exteriores da Armênia, Zohrab Mnatsakanyan, e do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov, "se comprometeram a implementar e cumprir o cessar-fogo" que entra em vigor nesta segunda-feira.