Sul-coreanos assistem imagens de teste de mísseis da Coreia do Norte, em uma estação de trem em Seul, 31 de outubro de 2019
Sul-coreanos assistem imagens de teste de mísseis da Coreia do Norte, em uma estação de trem em Seul, 31 de outubro de 2019| Foto: Jung Yeon-je / AFP

A Coreia do Norte lançou dois mísseis nesta quinta-feira (31). Esse foi o 12º teste de mísseis pelo país desde maio, em um aparente esforço para pressionar os Estados Unidos a voltar às negociações de desnuclearização com uma oferta melhor. O teste ocorre quatro dias após a Coreia do Norte ter avisado que estava perdendo a paciência com os Estados Unidos e sua "política hostil", reafirmando seu prazo no final do ano para que Washington mude sua abordagem.

Os mísseis foram lançados da província ao norte da capital Pyongyang, disse o comando militar da Coreia do Sul em comunicado. O Ministério da Defesa do Japão disse que o primeiro projétil parecia ser um míssil balístico.

Os mísseis foram disparados um dia depois que o ditador norte-coreano Kim Jong-un enviou uma carta de condolências ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in, pela morte de sua mãe. Mas os testes com mísseis enfatizam o quanto as relações se deterioraram este ano entre as Coreias do Norte e do Sul e com os Estados Unidos.