Em escola no estado de Utah, professora organiza a biblioteca do local para o retorno dos alunos, previstos para 18 de agosto.
Em escola no estado de Utah, professora organiza a biblioteca do local para o retorno dos alunos, previstos para 18 de agosto.| Foto: AFP

Diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIH) dos Estados Unidos, Anthony Fauci afirmou que o país deve fazer o máximo possível para que as crianças voltem às escolas, diante dos benefícios que isso traz. Ele ressalta, porém, que é preciso avaliar a questão em zonas de muito contágio. O presidente Donald Trump tem insistido em reabrir as escolas no outono local, que começa em 22 de setembro.

A declaração de Fauci foi dada durante entrevista virtual veiculada nesta quinta-feira (13) pelo site da revista National Geographic. Segundo ele, esse processo precisa ter como prioridade "a saúde dos alunos, dos professores e das pessoas que entrarão em contato com eles".

Mesmo nas chamadas "zonas amarelas", onde há casos da doença, é possível retomar o ensino presencial das crianças, argumentou Fauci, desde que haja atenção a medidas como o uso de máscaras, maior separação física entre os estudantes e aulas ao ar livre, quando possível. Ele disse, contudo, que nas áreas do país onde "há muitas infecções" a retomada pode ser mais difícil. Nesse caso, "é preciso avaliar se queremos de fato colocar as crianças na escola", comentou, prevendo que muitos pais de alunos e professores provavelmente seriam contra o retorno nesses casos.