Vista do edifício de 12 andares que desabou parcialmente na cidade de Surfside, na Flórida (EUA), 24 de junho
Vista do edifício de 12 andares que desabou parcialmente na cidade de Surfside, na Flórida (EUA), 24 de junho| Foto: EFE/ Giorgio Viera

A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, informou nesta quinta-feira que 102 pessoas, o dobro do que foi divulgado inicialmente, foram localizadas e estão seguras após o desabamento parcial de um edifício na vila de Surfside, enquanto 99 ainda estão desaparecidas.

A prefeita também disse que emitiu uma ordem para declarar uma emergência na região. Segundo ela, o pedido já está nas mãos do governador da Flórida, Ron DeSantis, para sua assinatura, de modo que os recursos prometidos pelo presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, possam ser utilizados.

Ron DeSantis relatou em uma visita ao local que as equipes de resgate tinham ouvido vozes sob os escombros. Por enquanto, apenas uma pessoa de 40 anos foi oficialmente confirmada como morta no colapso parcial do edifício. O diretor da polícia de Miami-Dade informou também que dez pessoas foram atendidas no local, duas foram levadas para hospitais e 35 foram resgatados das varandas do edifício.

Ao todo, 55 dos 136 apartamentos do Champlain Towers desmoronaram por razões indeterminadas por volta das 1h30 (local, 3h30 de Brasília) em meio a um forte estrondo. Moradores relataram à imprensa local que em um primeiro momento pensaram se tratar de um terremoto.