china economia
Funcionária trabalha em linha de montagem de caminhões em uma fábrica em Fuyang, na província de Anhui, no leste da China| Foto: Distribuição/AFP

A economia da China cresceu 3,2% no segundo trimestre de 2020, em um sinal de recuperação após a forte queda de 6,8% no PIB do país nos três primeiros meses do ano, causada pelo fechamento de indústrias, lojas e serviços na tentativa de controlar a pandemia do novo coronavírus. O resultado é melhor do que o esperado por analistas, que projetavam um crescimento de 2,4%, e evitou que a China entrasse em recessão. Outra boa notícia é que a produção industrial também melhorou em junho.

Apesar da recuperação da economia da China, as vendas no varejo encolheram novamente e o mercado de trabalho deve ter uma recuperação lenta. A taxa de desemprego caiu de 5,9% em maio para 5,7% em junho, mas a taxa de desocupação entre jovens recém-formados é muito maior: na faixa dos 20 aos 24 anos, um em cada cinco está desempregado, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16) pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China.