empregos eua
Economia dos EUA gerou 1,8 milhão de empregos em julho| Foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

A economia dos EUA gerou 1,8 milhão de empregos em julho, o que fez a taxa de desemprego no país cair de 11,1% para 10,2%, apesar de uma nova onda de casos de Covid-19. As informações do Departamento do Trabalho, divulgadas nesta sexta-feira (7), mostram que houve uma desaceleração na geração de empregos em julho, comparado aos dois meses anteriores, mas ainda assim são melhores do que indicavam as previsões – economistas esperavam um aumento de 1,6 milhão de empregos em julho.

"Vimos um aumento muito preocupante nos casos de Covid-19 em muitos estados que foram reabertos para os negócios, mas continuamos cautelosamente otimistas de que a economia geral dos EUA virou a página e que os sólidos ganhos de emprego anunciados hoje serão mantidos", disse Tony Bedikian, diretor administrativo do Citizens Bank.

Nos últimos três meses os Estados Unidos recuperaram cerca de 40% dos 22 milhões de postos de trabalho perdidos por causa da pandemia em março e abril, quando a taxa de desemprego chegou a 14,7%. Contudo, o índice ainda está muito longe dos 3,5% em fevereiro – a menor da história do país em meio século.