O presidente russo Vladimir Putin participa de uma reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a cúpula do G20 em Osaka, em 28 de junho de 2019.
O presidente russo Vladimir Putin participa de uma reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a cúpula do G20 em Osaka, em 28 de junho de 2019.| Foto: Brendan Smialowsk/AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, na sexta-feira (28), pareceu menosprezar a interferência da eleição russa durante uma reunião bilateral com o presidente russo, Vladimir Putin, dizendo a ele, em tom de brincadeira, para "não se intrometer nas eleições" presidenciais americanas de 2020, depois de repórteres perguntarem se ele faria isso no encontro privado com .

Trump se reuniu com Putin à margem da cúpula do Grupo dos 20 (G20) e disse que a relação deles é "muito, muito boa" e que "muitas coisas positivas vão resultar desta relação". Ele contou ainda que os dois discutiriam "o comércio, incluindo desarmamento, um pouco sobre protecionismo, talvez - de uma maneira muito positiva".

Os dois líderes não se encontravam desde a primeira cúpula formal em Helsinque no ano passado. Putin aproveitou a ocasião para convidar Trump para a celebração do 75º Dia da Vitória, em 9 de maio do ano que vem - a data marca o fim da Segunda Guerra Mundial e é tradicionalmente celebrada com um grande desfile militar.