Vídeo promocional divulgado pelo Exército Popular de Libertação da China mostra soldados do ELP alertando “manifestantes” durante uma simulação “antimotim” em Hong Kong| Foto: Repriodução/EPL/AFP

A principal autoridade militar chinesa em Hong Kong, major-general Chen Daoxiang, dise nesta quinta-feira (1º) que considera os protestos violentos das últimas semanas como "absolutamente intoleráveis", em um discurso ameaçador que coincide com a divulgação de um vídeo mostrando soldados chineses praticando disparos contra manifestantes.

Juntos, o discurso e o vídeo serviram como uma advertência para os manifestantes em Hong Kong de que a paciência da China está se esgotando e que o país está cada vez mais disposto a usar a força para reprimir as manifestações no território semi-autônomo. No vídeo de 3 minutos, eles alertam: "Todas as consequências estão por sua conta e risco!". Também aparecem imagens de tanques, lança-mísseis e operações em helicópteros. Os soldados, vestidos em trajes de combate e segurando escudos, avançam e disparam tiros de advertência para dispersar um protesto encenado nas ruas de uma cidade - alguns deles estão carregando faixas vermelhas que dizem: "parem de atacar ou usaremos a força".

A legenda do vídeo divulgado pelo exército chinês diz: "A Guarnição de Hong Kong do EPL (Exército Popular da Libertação) é uma incorporação importante da soberania nacional da China, uma força vital para salvaguardar o [status] 'um país, dois sistemas' e a pedra angular na manutenção da prosperidade e estabilidade de Hong Kong. O que estamos fazendo é nos preparando para a guerra, treinando duro em habilidades de matar inimigos, e mantendo nossas armas prontas e sempre prontas para atacar!".

Publicidade