Autoridades inspecionam o principal local da reunião dos ministros das Finanças e governadores centrais do G20 durante os preparativos de um evento na Indonésia, 16 de fevereiro de 2022.
Autoridades inspecionam o principal local da reunião dos ministros das Finanças e governadores centrais do G20 durante os preparativos de um evento na Indonésia, 16 de fevereiro de 2022.| Foto: EFE/EPA/MAST IRHAM

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, além de outros líderes, devem participar da reunião do G20 no balneário indonésio de Bali entre quinta e sexta-feira desta semana. O evento será uma preparação para a cúpula que acontecerá no mesmo local em novembro.

Desta vez, as maiores nações do mundo deverão abordar a guerra da Rússia na Ucrânia e seu impacto na energia global e na segurança alimentar. Devido ao atual contexto geopolítico, o encontro deverá expor a falta de unidade do grupo. Será, por exemplo, a primeira vez que Blinken e Lavrov estarão na mesma sala desde janeiro.

Blinken deverá ser um participante ativo na reunião, enquanto "não poderá agir como de costume com a Federação Russa", devido ao contexto da guerra, disse um porta-voz do departamento de estado dos EUA.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores alemão, Christian Wagner, disse que não será uma "cúpula normal" nem "tratará de negócios como de costume". A Alemanha detém a presidência do G7 e coordenará em Bali como responder a Lavrov "à luz da guerra na Ucrânia", disse Wagner.