Espanha apoia privar Rússia de acceso ao sistema Swift imediatamente
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Espanha é um dos países europeus que apoiam privar imediatamente o acesso da Rússia ao sistema de transações bancárias Swift, além da adoção de medidas mais duras, declarou nesta sexta-feira a ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño.

"A posição da Espanha é apoiar a adoção das medidas mais enérgicas e eficazes, medidas proporcionais à agressão que estamos vivendo", disse Calviño em entrevista coletiva em Paris, onde participou da reunião informal dos ministros da Economia da União Europeia (UE), que se concentrou na guerra na Ucrânia e em suas consequências.

Cortar o acesso ao Swift, o que significaria impedir a Rússia de realizar transacções bancárias internacionais, é uma das medidas que foram cogitadas no Conselho Europeu extraordinário realizado em Bruxelas na quinta-feira, mas no final não foi adotada porque não houve unanimidade entre os 27 Estados-membros.

No entanto, esta sanção, descrita pelo ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, como uma "arma nuclear" em nível financeiro, continua sobre a mesa e terá o impacto avaliado nas próximas horas pelo Banco Central Europeu (BCE) e pela Comissão Europeia.