Veículos militares durante retirada de forças dos EUA de base na cidade de Tal Tamr, no  norte da Síria, 20 de outubro de 2019
Veículos militares durante retirada de forças dos EUA de base na cidade de Tal Tamr, no norte da Síria, 20 de outubro de 2019| Foto: Delil SOULEIMAN / AFP

Os Estados Unidos enviaram neste sábado (26) novas forças militares à Síria para reforçar a segurança dos campos de petróleo no leste do país, segundo dois oficiais, que falaram com a agência de notícias Dow Jones. No início deste mês, o presidente norte-americano, Donald Trump, havia decidido retirar a maior parte de suas tropas no norte do país, na fronteira com a Turquia.

O movimento de retorno das tropas reflete o desejo de Washington de preservar sua influência na região, dado que forças russas e sírias também haviam rumado para essas posições preenchendo o vazio nas áreas antes ocupadas pelos norte-americanos. Na sexta-feira (25), o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, confirmou que os EUA planejavam enviar soldados e veículos armados de volta a Síria.

A Rússia criticou duramente a decisão dos Estados Unidos de enviar veículos armados e tropas de combate para o leste da Síria para proteger campos de petróleo, e ainda chamou o movimento de "banditismo". "O que Washington está fazendo agora, a apreensão e controle de campos de petróleo no leste da Síria sob controle armado, é, simplesmente, banditismo internacional", declarou hoje o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, major-general Igor Konashenkov.