Moradores perto de bloqueio na entrada de sua vila para impedir propagação do coronavírus, em Jiuduhe, China, 7 de fevereiro de 2020
Moradores perto de bloqueio na entrada de sua vila para impedir propagação do coronavírus, em Jiuduhe, China, 7 de fevereiro de 2020| Foto: GREG BAKER / AFP

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciou nesta sexta-feira (7) no Twitter que os Estados Unidos enviarão "mais US$ 100 milhões de fundos existentes para ajudar a China no combate ao coronavírus". Segundo ele, esse compromisso se soma a outras centenas de milhões de dólares já doadas anteriormente, em uma demonstração do compromisso para combater o surto da doença. "Juntos nós podemos ter um impacto profundo", comentou Pompeo.

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a China tem feito um trabalho "muito profissional" ao lidar com o atual surto de coronavírus. A repórteres, Trump disse que Pequim tem mantido contato com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e também com autoridades da área de saúde nos EUA e que há um trabalho conjunto para responder ao problema.

Trump afirmou que teve um "telefonema ótimo" ontem com o presidente chinês, Xi Jinping, e que a conversa ficou concentrada na questão do coronavírus. Ele voltou a expressar confiança na resposta chinesa ao problema.