reino unido novo vírus
Um número crescente de países suspendeu voos do Reino Unido por causa de uma nova cepa de coronavírus altamente infecciosa| Foto: Niklas HALLE'N/AFP

Os Estados Unidos exigirão que passageiros de companhias aéreas vindas do Reino Unido apresentem um teste de Covid-19 antes do voo a partir da próxima segunda-feira (28). A decisão foi anunciada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na noite de quinta (24) dias depois do anúncio da mutação do coronavírus no país europeu. No domingo (20), o secretário-assistente do Departamento de Saúde dos EUA, Dr. Brett Giroir, chegou a declarar que não havia proibição rápida das viagens do Reino Unido.

Os passageiros de companhias aéreas que chegam do país europeu precisarão fazer testes dentro de três dias de sua viagem e fornecer os resultados à companhia aérea, disse o CDC em um comunicado. A agência informou que o pedido será assinado nesta sexta (25) e que, por causa das restrições em vigor desde março, as viagens aéreas entre os países caíram 90%.

Nesta semana, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que três companhias aéreas com voos de Londres a Nova York (British Airways, Delta e Virgin Atlantic) concordaram em exigir que os passageiros apresentem um teste antes de entrar no avião. A United Airlines concordou na quinta em fazer o mesmo em seus voos para Newark, New Jersey.