EUA afirmam que o suposto líder da Al Qaeda no Iêmen, Qasim al-Rimi, foi morto em operação contraterrorista
EUA afirmam que o suposto líder da Al Qaeda no Iêmen, Qasim al-Rimi, foi morto em operação contraterrorista| Foto: Ministério do Interior do Iêmen / AFP

A Casa Branca confirmou nesta quinta-feira (6) que o líder da Al Qaeda no Iêmen, Qasim al-Rimi, foi morto em uma operação de forças de segurança dos Estados Unidos. A data da operação não foi divulgada, mas líderes tribais no Iêmen haviam informado no sábado que um possível ataque de drones dos EUA destruiu uma construção no leste do país ocupada por militantes do grupo terrorista na semana anterior.

"Sob ordens do presidente Donald Trump, os EUA conduziram uma operação de contraterrorismo no Iêmen que eliminou com sucesso Qasim al-Rimi, um fundador e líder da Al Qaed na Península Arábica e um vice do líder da Al Qaeda Ayman al-Zawahiri", afirmou comunicado da Casa Branca. Segundo o governo americano, al-Rimi cometeu "atos de violência inconcebíveis contra civis" no Iêmen e tentou "conduzir e inspirar inúmeros ataques contra os EUA e nossas forças".