chia eua viagem
Avião da Air China no Aeroporto Internacional de Los Angeles, EUA, em 9 de maio| Foto: Daniel SLIM/AFP

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos publicou um comunicado nesta quarta-feira (3) informando que vai proibir temporariamente companhias aéreas chinesas de transportar passageiros de e para o país a partir de 16 de junho. A decisão é uma resposta à China, que não autorizou voos de companhias aéreas americanas para lá. Atualmente, quatro companhias aéreas chinesas operam voos regulares de passageiros entre os dois países.

Algumas empresas americanas tentaram retomar o serviço para a China em 1º de junho, após suspenderem voos ao país asiático no início do ano por conta da pandemia. Mas, de acordo com o Departamento de Transportes americano, a Autoridade de Aviação Civil da China não aprovou os pedidos de retomada dessas companhias, violando um acordo entre os dois países que trata sobre viagens internacionais.

"O Departamento [de Transporte dos EUA] continuará a contatar nossos parceiros chineses para que as transportadoras americanas e chinesas possam exercer plenamente seus direitos bilaterais", afirmou o departamento em comunicado. "Permitiremos que as transportadoras chinesas operem o mesmo número de voos regulares de passageiros que o governo chinês permite às nossas empresas".