David Trimble foi um dos principais articuladores do Acordo de Belfast, que encerrou os conflitos violentos conhecidos como “Troubles”| Foto: EFE/EPA/GERRY PENNY
Ouça este conteúdo

O ex-primeiro-ministro da Irlanda do Norte David Trimble morreu nesta segunda-feira (25), aos 77 anos. Segundo comunicado do Partido Unionista do Ulster, o político vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1998 faleceu “após uma curta doença”.

Trimble foi líder do UUP (na sigla em inglês) de 1995 a 2005 e foi um dos principais articuladores do Acordo de Belfast (também conhecido como Acordo da Sexta-feira Santa) de 1998.

Ratificado por referendos nas duas irlandas, o termo encerrou décadas de conflitos violentos na Irlanda do Norte que ficaram conhecidos como “Troubles” e que diziam respeito à permanência da região no Reino Unido ou sua incorporação pela República da Irlanda.

Publicidade

Devido ao acordo, o protestante Trimble dividiu o Nobel da Paz de 1998 com o líder católico moderado John Hume, do Partido Social Democrata e Trabalhista, que morreu em 2020.