china jogos de guerra
Arquivo. Caça J-10 decola durante operação de treinamento do exército chinês em 18 de fevereiro de 2021| Foto: Divulgação/Wang Guoyun/eng.chinamil.com.cn

O Exército da Libertação Popular iniciou nesta segunda-feira (1º) um mês de treinamentos no Mar do Sul da China, com objetivo de preparar seus soldados para um combate moderno real. O jogo de guerra ocorre em um momento em que os Estados Unidos e a França estão aumentando suas presenças na região, com frequentes operações de reconhecimento e de liberdade de navegação. A Marinha Real Britânica também informou que pretende ter uma presença regular na região.

O Ministério da Defesa da China, apesar de considerar estável a situação no Mar do Sul da China, afirmou nesta segunda-feira que o país não vai "perder um centímetro de nossa terra deixada para nós por nossos ancestrais". "Estamos determinados a manter a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China. Opomo-nos a quaisquer nações que criem tensões e aumentem a presença militar em nome da liberdade de navegação", diz o comunicado do ministério chinês.