A explosão de um táxi perto de um hospital em Liverpool deixou uma pessoa morta e outra ferida.
A explosão de um táxi perto de um hospital em Liverpool deixou uma pessoa morta e outra ferida.| Foto: Reprodução / Facebook

A explosão de um táxi ocorrida no domingo passado perto de um hospital em Liverpool, na qual um homem morreu e outro ficou ferido, foi declarada um incidente terrorista, segundo confirmou nesta segunda-feira (15) a polícia de Merseyside, que deteve um quarto suspeito. Em entrevista coletiva para dar mais detalhes sobre o incidente, o subinspetor da unidade antiterrorista da polícia do Noroeste, Russ Jackson, revelou que a explosão foi causada, de acordo com as investigações, por "um dispositivo improvisado feito em casa e transportado pelo passageiro do táxi" que foi morto.

"Embora a motivação ainda não seja compreendida, dadas todas as circunstâncias, foi declarada um incidente terrorista e a polícia antiterrorismo continua a sua investigação, que continuará a se concentrar em entender como foi feito o explosivo, a motivação para o que aconteceu e se mais alguém está envolvido", argumentou. As três detenções realizadas no domingo em Kensington - três homens de 21, 26 e 29 anos - foram seguidas nesta segunda-feira por uma quarta detenção de um novo suspeito que será interrogado mais tarde, comentou Jackson.

Segundo as investigações, o motorista do táxi, que ficou ferido na explosão, buscou o passageiro em uma localidade situada a dez minutos do Hospital de Mulheres da cidade. A polícia disse que após a detonação do dispositivo, "notavelmente, o motorista fugiu do táxi, foi tratado dos seus ferimentos e recebeu alta do hospital". "Os serviços de emergência chegaram rapidamente ao local e os bombeiros de Merseyside extinguiram o incêndio. Ficou imediatamente evidente que o passageiro do veículo tinha morrido", disse Jackson.