incêndio em cuba
Coluna de fumaça gerada pelo incêndio em um depósito de combustível em Matanzas (Cuba)| Foto: EFE/ Ernesto Mastrascusa

A explosão de um depósito de combustíveis no municípios de Matanzas, no oeste de Cuba, deixou várias pessoas feridas neste sábado (6). No começo da tarde, o hospital Faustino Perez afirmou que 67 pessoas ficaram feridas, das quais 18 estavam em estado grave. A ditadura cubana informou que 17 bombeiros que estavam na área mais próxima do fogo estão desaparecidos.

O incêndio começou na sexta-feira (5), quando um raio atingiu um dos oito tanques de combustíveis, e ainda não foi controlado. Neste sábado de madrugada, um segundo depósito foi atingido pelas chamas. Segundo a imprensa oficial da ilha caribenha, o primeiro tanque "continha cerca de 26.000 metros cúbicos de petróleo bruto nacional, cerca de 50% da sua capacidade máxima, quando o raio atingiu a cúpula da instalação".

Os dois tanques estão localizados na Base de Supertanques da região industrial de Matanzas, perto da termoelétrica Antonio Guiteras, uma das maiores de Cuba. Segundo a emissora estatal de televisão do país, algumas famílias de Matanzas estão sendo tiradas de casa, nos bairros residenciais mais próximos da região industrial afetada.