Aplicativo russo FaceApp permite que milhões de usuários vejam como vão ficar à medida que envelhecem
Aplicativo russo FaceApp permite que milhões de usuários vejam como vão ficar à medida que envelhecem| Foto: Kirill KUDRYAVTSEV/AFP

Preocupado com a segurança nacional e com os riscos para privacidade de milhões de americanos, o líder da minoria do Senado americano, Chuck Schumer, pediu à polícia federal (FBI) e à Comissão Federal de Comércio para investigar o FaceApp, aplicativo que simula como as pessoas ficariam quando mais velhas.

Em uma carta divulgada na quarta-feira (17), Schumer pediu que o FBI avalie se os dados pessoais enviados para o FaceApp "podem estar chegando às mãos do governo russo" ou grupos associados a Moscou – os desenvolvedores do aplicativo estão sediados em São Petersburgo, na Rússia. O Comitê Nacional Democrata alertou as campanhas presidenciais contra o uso do FaceApp por causa de suas raízes russas.

Nos EUA, celebridades como Drake, LeBron James e Jonas Brothers postaram suas fotos envelhecidas nas redes sociais. No Brasil, a moda também pegou entre os famosos e os usuários das redes sociais. Desde que foi lançado em 2017, mais de 80 milhões de pessoas editaram suas fotos através do FaceApp.