alberto fernández
Presidente argentino, Alberto Fernández, em entrevista coletiva| Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Durante uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nesta quarta-feira (9), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que "os brasileiros vieram da selva, mas nós argentinos viemos de navios da Europa".

"Octavio Paz escreveu uma vez que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós, argentinos, viemos de navios da Europa. É assim que construímos nossa sociedade", disse o presidente argentino, acrescentando depois: "O meu [sobrenome] Fernández é uma prova disso".

Contudo, a frase atribuída ao escritor mexicano Octavio Paz, vencedor do Nobel de Literatura em 1990, é bem diferente da mencionada por Fernández e sequer cita brasileiros: "Os mexicanos são descendentes dos astecas; os peruanos, dos incas, e os argentinos, dos navios", teria dito Paz.

A citação, na verdade, é da letra de uma música de Litto Nebbia chamada "Llegamos de los Barcos". "Os brasileiros vêm da selva, os mexicanos vêm dos índios, mas nós, os argentinos, viemos dos navios", diz a canção.

Durante a coletiva, Fernández também disse ser "europeísta".

Após a repercussão do comentário nas redes sociais, Fernández pediu desculpas. "Eu não quis ofender ninguém", disse o presidente argentino em sua conta no Twitter. "Afirmou-se mais de uma vez que 'os argentinos descendem de navios'. Na primeira metade do século 20, recebemos mais de 5 milhões de imigrantes que viviam com nossos povos nativos. Nossa diversidade é um orgulho", escreveu. "Eu não quis ofender ninguém, em qualquer caso, peço desde já desculpas a quem se sentiu ofendido ou invisibilizado."