O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, faz seu discurso anual sobre o Estado da Nação para marcar a abertura da sessão de 2021 do Congresso, em Buenos Aires, em 1.º de março de 2021.| Foto: Natacha PISARENKO / POOL / AFP
Ouça este conteúdo

Na abertura da primeira sessão ordinária do Congresso de 2021, nesta segunda-feira (1.º), o presidente Alberto Fernández proferiu um duro discurso no qual responsabilizou o governo anterior pela crise atual do país e pediu pela reforma do Judiciário.

Fernández afirmou que o Poder Judiciário da nação está em "crise": "O Judiciário está em crise e parece viver à margem do sistema republicano, goza de privilégios de que outros não gozam, nenhum funcionário do Poder Judiciário tributa seus lucros", disse ele.

A oposição, por sua vez, acusa que a reforma do Judiciário só iria beneficiar os aliados políticos do presidente como a sua vice Cristina Kirchner, que está sendo processada por corrupção. Fernández defendeu-se afirmando que não queria que vissem "ressentimento ou vontade de favorecer alguém" e reclamou das "condenações instantâneas" da mídia. O presidente aproveitou para eximir-se da crise atual, afirmando que recebeu um país "demolido".

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]