Policiais franceses em frente à comunidade dos irmãos missionários montfortianos, onde um padre foi encontrado morto em Saint Laurent sur Sevre, oeste da França, em 9 de agosto de 2021.
Policiais franceses em frente à comunidade dos irmãos missionários montfortianos, onde um padre foi encontrado morto em Saint Laurent sur Sevre, oeste da França, em 9 de agosto de 2021.| Foto: EFE/EPA/Joel Le Gall/PQR/Ouest France

Um padre foi assassinado em Saint-Laurent-sur-Sèvre, na Vendeia, oeste da França. O corpo de Olivier Maire foi encontrado nesta segunda-feira (9), após o assassino se entregar à polícia.

Emmanuel Abayisenga estava na França desde 2012 como imigrante ilegal vindo de Ruanda. No ano passado, este mesmo homem havia sido preso por ter incendiado a catedral de Nantes. Ele estava sob liberdade condicional desde junho deste ano, enquanto aguardava julgamento. O homem havia sido acolhido pelos missionários monfortianos da comunidade de Saint-Laurent-sur-Sèvre.

Cristãos na França têm sofrido ataques frequentes nos últimos anos, que incluem desde incêndios e atos de vandalismo até a morte de religiosos. Em números oficiais, o Ministério do Interior francês registrou 996 atos anticristãos em 2019 - uma média de 2,7 por dia.