Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alerta

França sacrifica 16 milhões de aves para conter surto de gripe aviária

Abate de aves na Dinamarca em janeiro
Abate de aves na Dinamarca em janeiro (Foto: EFE/EPA/MADS CLAUS RASMUSSEN)

Ouça este conteúdo

A França abateu 16 milhões de aves em granjas, para tentar combater um surto de gripe aviária que vem afetando o setor avícola do país desde o final do ano passado. Fontes do Ministério da Agricultura divulgaram os números nesta segunda-feira (2) e disseram que havia alguns sinais de contenção da epidemia.

Entretanto, com os dados atualizados até sexta-feira (29), houve 1.364 surtos em granjas e 46 casos em animais silvestres. A primeira contaminação dessa onda de casos foi detectada em uma fazenda de galinhas poedeiras no departamento Nord, perto da fronteira com a Bélgica, em 26 de novembro.

No dia 16 de dezembro foi confirmado um primeiro surto no sudoeste do país, em uma granja de patos no departamento de Gers.  A gripe aviária espalhou-se nas semanas seguintes em duas áreas da região da Nova Aquitânia, uma próxima à fronteira com a Espanha, nos departamentos de Pyrénées-Atlantiques, Hautes-Pyrénées, Landes e Gers; e uma segunda mais ao norte, ao redor de Dordogne e Lot.

O terceiro grande foco, e o mais importante de todos até agora, é a costa atlântica, especialmente nos departamentos de Vendée e Loire-Atlantique.

VEJA TAMBÉM:


Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.