Vista geral do edifício histórico do Ukraine Hotel após recente bombardeio em Chernigov, em 12 de março de 2022.
Vista geral do edifício histórico do Ukraine Hotel após recente bombardeio em Chernigov, em 12 de março de 2022.| Foto: EFE/EPA/SERGIY STARODAVNIY

Tropas russas estão deixando Chernigov, ao norte de Kiev, declarou nesta sexta-feira (01) o governador da região, Vyacheslav Chaus, que disse no Telegram não saber os motivos dessa retirada anunciada esta semana pelas autoridades russas.

"Espero que o inimigo saia daqui para sempre. Mesmo que ele saia para se reagrupar e voltar, vamos esperar por ele duplamente com boas vindas", disse Chaus. Ele assegurou que todas as comunidades estão trabalhando agora para restabelecer os meios de subsistência. "Nossas Forças Armadas estão dedicadas à remoção de minas dos assentamentos onde o inimigo estava".

No entanto, o governador de Chernigov advertiu os cidadãos de que ataques aéreos e com mísseis ainda podem ocorrer, já que não houve anúncio das tropas russas de que essas operações serão canceladas. "É muito cedo para relaxarmos. Ainda temos muito trabalho a fazer e ainda temos uma guerra, o inimigo está em nossa terra, em Chernigov, na Ucrânia".

Os ataques com mísseis e bombardeios russos continuaram na quinta-feira (31) na cidade, segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, apesar das declarações russas sobre a intenção de reduzir a atividade militar na área. Representantes russos nas negociações de paz em Istambul se comprometeram a reduzir os ataques em Chernigov e na capital, Kiev.