O presidente do Irã, Hassan Rouhani, discursa em evento na capital, Teerã
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, discursa em evento na capital, Teerã| Foto: Presidência do Irã / AFP

Torcedoras do Irã poderão assistir a uma partida da seleção do país no estádio em outubro, quando o país enfrentará o Camboja pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no estádio Azadi, em Teerã. A permissão foi dada pelo governo iraniano nesta segunda-feira. As mulheres iranianas estavam proibidas de entrar nas arenas para jogos masculinos desde 1979, quando ocorreu a Revolução Islâmica no país.

Nos últimos anos, mulheres têm protestado pelo direito de acompanhar o esporte. Algumas chegam a se fantasiar de homens para entrar nas arenas, usando barbas e perucas falsas. Em junho deste ano, torcedoras foram agredidas por seguranças e duas foram detidas após conseguirem comprar ingressos para a partida amistosa entre Irã e Síria. No ano passado, 35 foram presas por entrar no estádio Azadi para acompanhar o clássico entre Persépolis e Esteghlal.

A justificativa oficial do regime para a proibição era que o ambiente do estádio era inadequado para famílias e mulheres por causa do ambiente grosseiro e dos palavrões. Mas, com os protestos, e com nações rivais como a Arábia Saudita permitindo que mulheres possam acompanhar jogos de futebol, finalmente as iranianas poderão torcer.