O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embarca no Air Force One, 4 de novembro de 2019. O governo dos EUA anunciou que vai se retirar do acordo do clima de Paris| Foto: MANDEL NGAN / AFP

O governo do presidente americano Donald Trump notificou oficialmente a comunidade internacional que planeja se retirar do acordo do clima de Paris no ano que vem. Com a ação, os Estados Unidos, o segundo maior emissor de gases do efeito estufa do mundo, se tornam a única nação a abandonar o esforço global de combate às mudanças climáticas.

Trump é um crítico de longa data do acordo de 2015 e insistia que os EUA deixariam o pacto assim que possível. No mês passado, Trump chamou o acordo de "desastre total" e argumentou que as promessas do presidente Obama de reduzir as emissões de carbono sob o acordo teriam "prejudicado a competitividade" dos EUA.

Em comunicado publicado nesta segunda-feira (4), o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que o governo notificou oficialmente a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os seus planos.

Publicidade