Manifestantes protestam legislação que proíbe conteúdos com temática homossexual para menores em frente ao parlamento da Hungria, em Budapeste, 14 de junho
Manifestantes protestam legislação que proíbe conteúdos com temática homossexual para menores em frente ao parlamento da Hungria, em Budapeste, 14 de junho| Foto: EFE/EPA/Szilard Koszticsak

O parlamento da Hungria aprovou, nesta terça-feira (15), uma lei que proíbe a disseminação de conteúdos com temáticas de homossexualidade e de mudança de gênero em escolas ou em programas de televisão e publicidade para menores de 18 anos. A legislação foi aprovada por 157 votos a 1 na assembleia nacional. O Fidesz, partido do primeiro-ministro Viktor Orbán, tem maioria no parlamento. A votação foi boicotada por políticos de oposição, com exceção dos parlamentares do partido Jobbik, de direita, que apoiou o projeto.

"Existem conteúdos que podem ser mal interpretados por crianças menores de uma certa idade e que podem ter um efeito prejudicial em seu desenvolvimento, ou que as crianças simplesmente não conseguem processar e que podem, portanto, confundir seus valores morais em desenvolvimento ou sua imagem de si mesmo e do mundo", afirmou um porta-voz do governo húngaro, segundo o jornal The Guardian.

A medida foi incluída em um projeto de lei contra a pedofilia, o que tornou difícil para que os opositores votassem contra a proposta. Mais de 5 mil pessoas contrárias à legislação protestaram em frente ao parlamento húngaro, em Budapeste, nesta terça-feira.