Pelo menos 100 pessoas morreram neste sábado (23) em um incêndio em uma refinaria de petróleo ilegal no estado de Imo, no sudeste da Nigéria.
Pelo menos 100 pessoas morreram neste sábado (23) em um incêndio em uma refinaria de petróleo ilegal no estado de Imo, no sudeste da Nigéria.| Foto: Reprodução/Twitter

Pelo menos 100 pessoas morreram neste sábado (23) em um incêndio em uma refinaria de petróleo ilegal no estado de Imo, no sudeste da Nigéria, segundo informou um porta-voz da polícia à Agência Efe. "O fogo matou pelo menos uma centena de pessoas", disse o porta-voz da Polícia Estadual de Imo, Michael Abattan, em conversa por telefone com a Efe. "Além disso, várias pessoas ficaram feridas e foram levadas para um hospital próximo", acrescentou Abattan.

De acordo com este porta-voz, o fogo começou por volta de 12h (horário local, 8h de Brasília). A polícia já está no local do incidente para apurar as causas do incêndio, que ainda são desconhecidas. O governo nigeriano alertou em várias ocasiões para o perigo que a abertura de refinarias ilegais representa tanto para as pessoas que nelas trabalham como para o meio ambiente.

O setor petrolífero da Nigéria - maior produtor de petróleo bruto da África - tem sido alvo de duras críticas das comunidades locais, que denunciam há anos os grandes danos ambientais causados ​​por suas atividades, principalmente no sul do país.