Bombeiro combate incêndio no leste espanhol: no a no passado, 493 incêndios destruíram um recorde de 307 mil hectares de terra na Espanha.
Bombeiro combate incêndio no leste espanhol: no a no passado, 493 incêndios destruíram um recorde de 307 mil hectares de terra na Espanha.| Foto: Divulgação/Governo Espanha

Ao menos 1500 moradores do leste da Espanha, na região de Valência e Aragão, tiveram de deixar suas casas devido ao avanço dos incêndios florestais na região. Cerca de 4 mil hectares de florestas já foram destruídas. De acordo com as autoridades locais, este é o primeiro incêndio de grandes proporções que atinge a região no ano. 500 bombeiros, com o apoio de aeronaves, trabalham para tentar controlar o fogo.

Incêndios são bastante comuns na região, mas costumam acontecer com mais frequência durante os meses de junho a setembro, época do verão europeu. Entretanto, por conta da alta aridez registrada durante o inverno de 2022/2023, as condições do solo tornaram-se mais favoráveis à propagação do fogo, o que aumenta o risco de fogos de incêndio. Só no ano passado, 493 incêndios destruíram um recorde de 307 mil hectares de terra na Espanha.